Campanha destaca importância de identificar sinais precoces
Karina Faleiros Publicado em 11/11/2024, às 12h34
O novembro vermelho é o mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de boca. Hoje, ele atinge mais de 15 mil novos casos por ano, principalmente em homens acima de 40 anos.
A campanha destaca a importância de identificar sinais precoces e adotar hábitos saudáveis para reduzir o risco da doença. Em entrevista exclusiva à Rádio CBN Santos, a médica cirurgiã de cabeça e pescoço, Dra. Silvia Picado, comenta sobre o dado preocupante.
O novembro vermelho é importante pois hoje contamos com 15 mil casos de câncer na boca por ano. Esse é o número do estado de São Paulo, segundo dados do INCA [Instituto Nacional de Câncer]. Além da importância do câncer de próstata, é muito importante se conscientizar em relação ao câncer de boca, principalmente com os homens.
Ela explica que o que prejudica os homens são os hábitos.
Geralmente os homens tem os maus hábitos, como do tabagismo, do destilado. E os dois juntos, funcionam como uma bomba potencial para esse tumor.
A Dra. alerta sobre a importância de conhecermos nossa própria boca.
Toda vez que a gente vai escovar os dentes, ou quando estiver comendo, é importante sempre observarmos. Ao deixar essa lesão persistir mais de 15 dias ou em uma região que está com dor, ou dificuldade pra engolir, com mais de 15 dias, precisa procurar um especialista. O dentista está, sim, habilitado a dar o diagnóstico inicial e encaminhar para o cirurgião de cabeça e pescoço, que é quem vai fazer o tratamento definitivo.
Com este tipo de tumor, o tratamento principal é a cirurgia. Então quanto antes for identificado, mais fácil e menos mutilante será a operação.
Leia também
Gestão de Augusto Melo com R$ 1,1 bilhão faz maior receita da história do Timão
Dupla de Páscoa da Mega-Sena oferece R$50 milhões em prêmio
Luiz Fux contraria o STF e dá uma aula de retórica
Feriado em São Paulo: 569 mil passageiros esperados e trânsito intenso nas rodovias
Neymar chora em campo após sentir lesão em seu centésimo jogo pelo Santos