Saiba como lidar com a mágoa alheia ao afirmar suas necessidades e estabelecer limites saudáveis em sua vida
por Reinaldo Polito
Publicado em 21/03/2025, às 10h50
Sempre que menciono que escrevi uma obra com o título Saiba dizer não sem ofender as pessoas, quase todos reagem: “Ah, eu preciso muito ler esse livro”. Sim, muita gente se sente desconfortável nas situações em que precisa dizer não.
A dificuldade é real. As pessoas revelam que se sentem mal ao dizer sim quando, na verdade, desejavam dizer não. Alguns enrolam, adiam, procrastinam — e tornam o problema ainda mais grave.
Um puxão de orelha
Logo no início do livro, dou uma espécie de puxão de orelha no leitor, como se estivesse ajudando um amigo a resolver uma situação difícil: “Algumas pessoas com quem você se relaciona em casa ou no trabalho andam folgadas demais e você se chateia com o comportamento delas? Por ser da paz, porém, você prefere evitar encrenca, engole sapo e se recolhe ao seu canto?”.
Bem, por mais solidário que eu pudesse ser, não poderia passar a mão na cabeça e dizer que ele está certo. A sugestão foi dura: “Saia dessa, amigo. Pare de ser o bonzinho e bote essa turma na linha”. E depois dessa chacoalhada, procurei mostrar o caminho a ser percorrido:
“Se você tiver de escolher entre ficar aborrecido porque se manteve quieto diante do comportamento inconveniente de alguma pessoa ou agir para se defender, mas com chance de que ela se chateie, meta o x na segunda hipótese.”
A hora é agora
Dizer não, recusar e ser assertivo é uma arte que precisa ser aprendida e aperfeiçoada. Como disse Platão: “Devemos aprender durante toda a vida, sem imaginar que a sabedoria vem com a velhice”. Ou seja, a hora é agora — nada de deixar para depois. É um aprendizado importante, mas que exige disciplina, estudo e boa vontade.
Se alguém que trabalha ao seu lado costuma fazer brincadeiras de mau gosto diante dos outros e isso o incomoda; se sua namorada ou seu namorado tem o péssimo hábito de não cumprir horários, e esse comportamento o chateia — e você se desgasta porque não consegue dizer que gostaria muito que adotassem outro jeito de se comportar —, está mais do que na hora de mudar, aprender a dizer não e ser mais assertivo.
A comunicação assertiva projeta uma imagem positiva
Ninguém se sente bem dizendo sim quando gostaria de dizer não. Embora possa haver um desconforto momentâneo, a comunicação assertiva projetará sua imagem e sua personalidade de maneira positiva. Por isso, não lutar pelo que deseja ou pelo que é certo, esconder-se diante das dificuldades apenas para não magoar o outro — que, às vezes, sem escrúpulos, o incomoda —, não é uma atitude louvável.
Para aprender a dizer não ou a ser assertivo, você deve ter em mente que precisa ser, acima de tudo, uma pessoa justa. Assim, independentemente do resultado das conversas para reorientar um relacionamento ou recusar pedidos inconvenientes, só precisará sentir que foi correto, que estava com a razão e que o outro — que pode até ter ficado magoado — estava equivocado em suas atitudes ou reivindicações.
Algumas pessoas ficarão magoadas
Não há como evitar. Para dizer a alguém o que precisa ser dito com o fim de esclarecer mal-entendidos, negar pedidos que deveriam ser recusados, marcar sua posição, ajustar comportamentos e até afastar da vida algum desconforto ou incômodo, será preciso conviver com algumas pessoas magoadas — e até enfurecidas.
Cabe a você decidir se vale ou não a pena ser mais respeitado e viver uma vida plena, enfrentando alguns pequenos dissabores, ou continuar incomodado — e até infeliz — só para que as outras pessoas que o estão desconsiderando não sejam perturbadas. Antes de dizer não para alguém, é preciso aprender a dizer sim para si mesmo.
Pense bem antes de dizer sim quando deseja dizer não
Você só se sentirá confortável em dizer não se o sim que diz para você for muito significativo. Ao concluir que sua paz, conforto e bem-estar são importantes o bastante para dizer sim a você mesmo, será mais fácil dizer não para os pedidos que não deseja atender. Se não agir assim, estará dizendo não para si — quando a vontade sincera era a de dizer sim para si e não para os outros.
Encontre uma boa justificativa para que diga não aos pedidos inconvenientes. Entre a sua própria frustração e a possível mágoa do outro, escolha o seu bem-estar. Sempre.
Livro: Saiba dizer não sem ofender as pessoas.
Leia também
Médicos de Praia Grande denunciam não receber salários ainda de 2024
Feminicídio em Vicente de Carvalho: ex-companheiro que matou empresária está foragido 45 dias após o crime
Brasil perde de 4 a 1 para a Argentina e cai para quarta posição nas Eliminatórias
Janja foi a Paris em agenda oficial mesmo sem ter cargo no Governo
Ultramaratonista brasileiro inicia 2ª Volta ao Mundo correndo 15 mil quilômetros por 30 países dos cinco continentes
CDHU amplia prazo para população regularizar contratos e negociar dívidas na Baixada Santista
Gripe: vacinação em Santos inicia nesta terça-feira (1)
Força-tarefa encontra homem morando em ilha de Santos
Embate político marca audiência sobre Colégio Escolástica Rosa
Ultramaratonista brasileiro inicia 2ª Volta ao Mundo correndo 15 mil quilômetros por 30 países dos cinco continentes