MANUTENÇÃO

Programa cultural nacional seleciona convento de Itanhaém para restauração

valorizando o legado histórico, apoiando o desenvolvimento socioeconômico e fortalecendo o turismo sustentável

O convento, com mais de 400 anos de história, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) - Imagem: Reprodução/ Prefeitura de Itanhaém
O convento, com mais de 400 anos de história, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) - Imagem: Reprodução/ Prefeitura de Itanhaém

Alanis Ribeiro Publicado em 25/09/2024, às 10h50


Em uma iniciativa criada pelo Instituto Neoenergia, o Convento Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém foi selecionado para receber o programa de Iluminação Cultural, que visa contribuir para a conservação e preservação de edificações emblemáticas do país. 

O programa abrange três eixos: educação patrimonial, intervenção cultural e projeto luminotécnico. Para alinhar as diretrizes e desenvolvimentos do projeto, o primeiro encontro com a comunidade ocorrerá nesta quarta-feira (25), no Teatro Eva Vilma, e os trabalhos devem ser concluídos em dezembro. 

No eixo de educação patrimonial, alunos de 13 escolas públicas participam de oficinas sobre a valorização do patrimônio cultural, com 298 estudantes e 13 professores envolvidos. A intervenção cultural culminará em um evento gratuito que inaugurará o projeto luminotécnico, com a participação de artistas locais. Por fim, o projeto prevê a instalação de uma iluminação ecoeficiente para preservar o convento.

Um Acordo de Cooperação Técnica foi assinado em junho com a Prefeitura e a Mitra Diocesana de Santos. Segundo a diretora do Instituto, Renata Chagas, o objetivo é promover o orgulho local e o conhecimento cultural.

O convento, com mais de 400 anos de história, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).