Caso Robinho

Robinho pode pagar fiança e deixar a cadeia? Entenda o caso

Os questionamentos de uma possível saída antecipada de Robinho cresceram através das redes sociais

Robinho pode pagar fiança e deixar a cadeia? Entenda o caso - Imagem: reprodução Twitter
Robinho pode pagar fiança e deixar a cadeia? Entenda o caso - Imagem: reprodução Twitter

Manoela Cardozo Publicado em 22/03/2024, às 10h22


Com a determinação do STJ para que Robinho cumpra sua pena de nove anos de prisão no Brasil pelo crime de estupro coletivo na Itália, os questionamentos de uma possível saída antecipada do jogador cresceram através das redes sociais.

Conforme informações do Uol Notícias, enquanto Daniel Alves tem a possibilidade de pagar uma fiança de 1 milhão de euros para deixar a prisão na Espanha, a situação de Robinho é diferente.

Embora ambos tenham sido condenados por estupro, existem distinções cruciais entre os casos. Robinho foi condenado em todas as instâncias pelo estupro coletivo de uma mulher albanesa na Itália em 2013. Ele estava no Brasil quando a confirmação da condenação ocorreu, e como o Brasil não extradita seus cidadãos natos, ele permaneceu em liberdade.

No entanto, em fevereiro de 2023, a Justiça italiana solicitou que a sentença de Robinho fosse homologada no Brasil, o que levou o Superior Tribunal de Justiça (STJ) a decidir que ele deveria cumprir sua condenação no país. Portanto, Robinho já está preso.

Além disso, a legislação brasileira classifica o estupro como um crime hediondo e, portanto, inafiançável. Por outro lado, na Espanha, onde Daniel Alves está detido, as leis permitem o pagamento de fiança em casos como o dele.