O campeonato está sendo realizado em Paris, na França
Manoela Cardozo Publicado em 13/07/2023, às 10h00 - Atualizado às 11h03
Beth Gomes, paratleta da equipe Fast Wheels/Fundação Pró-Esporte de Santos (FUPES), mais uma vez deixou sua marca na história do esporte brasileiro.
Conforme divulgação da Prefeitura, na última quarta-feira (12), em um desempenho brilhante, ela conquistou duas medalhas de ouro no Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico, realizado em Paris, França, na classe F-53 (para cadeirantes), estabelecendo recordes mundiais em ambas as provas.
Na parte da manhã, no arremesso de peso, Beth alcançou a marca de 7,75 metros em sua quinta tentativa, conquistando a medalha de ouro e superando seu próprio recorde mundial de 7,16 metros estabelecido no Campeonato Brasileiro do último mês.
Em Paris, a uzbeque Nurkhon Kurbanova ficou com a medalha de prata, registrando 7,38 metros, enquanto a chilena Francisca Mardones levou o bronze com 7,37 metros.
Poucas horas depois, a atleta santista garantiu sua segunda medalha de ouro no Mundial, desta vez no lançamento de disco da classe F-53, com a marca de 17,12 metros, novamente estabelecendo um recorde mundial.
Com seis tentativas à disposição, Beth começou arrasadora, registrando 16,71 metros em seu primeiro lançamento, já estabelecendo um novo recorde do campeonato, e em seguida alcançou 17,12 metros em suas duas tentativas seguintes, superando o recorde mundial anterior de 16,80 metros, também pertencente a ela.
A atleta estadunidense Cassie Mitchell conquistou a medalha de prata, com a marca de 14,24 metros, enquanto a ucraniana Zoia Ovsii levou o bronze, com 14,10 metros.
Beth já havia vencido essa prova nos Jogos Paralímpicos de Tóquio/2020 e no último Campeonato Mundial, disputado em 2019, em Dubai. A atleta santista ainda competirá no lançamento de dardo na próxima segunda-feira (17).
Leia também
Bertioga define datas oficiais para Show de Verão da cidade
Praia Grande confirma show de Simone Mendes na Estação Verão 2025
Será que os desatinos de Janja comprometem a diplomacia?
Crise no Conselho do Corinthians pode virar caso de polícia
Viúva de Igor Peretto manda mensagem pedindo para cunhada não abandona-la após crime
Segurança nas praias de Praia Grande é reforçada com novos guarda-vidas temporários
Júri popular: Mãe e padrasto serão julgados por maus-tratos e homicídio de adolescente autista
Responsável por atear fogo em ônibus com mais de 40 passageiros entrou no veículo de forma suspeita; entenda
Como prolongar a vida útil das lentes dos óculos: dicas de limpeza eficazes
Escola municipal de Santos suspende temporariamente as aulas após confirmação de surto de doença infecciosa