Educação

Escola de Praia Grande promove ação de incentivo à leitura

A EM Pablo Trevisan criou, entre outras atividades, um varal literário para promover acesso aos livros

Escola de Praia Grande promove ação de incentivo à leitura - Imagem: reprodução Prefeitura de Praia Grande
Escola de Praia Grande promove ação de incentivo à leitura - Imagem: reprodução Prefeitura de Praia Grande

Manoela Cardozo Publicado em 19/04/2024, às 11h00


A promoção da leitura é uma prática fundamental nas escolas municipais de Praia Grande, onde os alunos são imersos desde cedo no universo encantador das obras literárias.

De acordo com informações da Prefeitura, na última quinta-feira (18), a EM Pablo Trevisan Perutich, localizada no Bairro Anhanguera, realizou o projeto "Pablo Leitor" como parte das atividades em celebração ao Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril. Este evento anual está integrado ao Projeto Político Pedagógico (PPP) da EM Pablo Trevisan.

A cada edição, professores e equipes técnicas da escola escolhem diferentes temas para ressaltar a importância dos livros e da leitura. Neste ano, para incentivar os pequenos, foi organizado um "varal literário" no corredor que conduz às salas de aula.

Durante todo o dia, alunos das turmas de Infantil I e II, além do 1º ano do Ensino Fundamental, participaram da atividade. No varal, foram expostas diversas opções de livros para que os estudantes pudessem escolher qual história gostariam de ouvir.

Junto a cada obra literária selecionada, havia um cartaz onde a criança colocava seu nome antes de retornar à sua sala de aula. Ao final da votação, os alunos foram encaminhados ao professor responsável pelo livro escolhido e assistiram à contação realizada por ele.

Segundo a diretora da EM Pablo Trevisan Perutich, Silvia Valadão, o projeto "Pablo Leitor" visa abranger diversas formas de incentivo à leitura, proporcionando aos alunos uma experiência enriquecedora e estimulante.

“Com o varal literário, promovemos a autonomia dos alunos pois ele escolhe qual história gostaria de ler ou ouvir. Realizamos a ação nos três períodos para que todos tenham acesso a proposta pedagógica”, concluiu.