Furto

Homem é preso após furtar navio abandonado e fugir da PM com lancha no Porto de Santos

O suspeito furtava equipamentos com dois comparsas, que fugiram em um navio abandonado desde 2021

Ele foi preso após furtar equipamentos de um navio abandonado e tentar fugir da Polícia - Imagem: PM Ambiental Marítima
Ele foi preso após furtar equipamentos de um navio abandonado e tentar fugir da Polícia - Imagem: PM Ambiental Marítima

Karina Faleiros Publicado em 25/08/2023, às 12h51


Nesta sexta-feira (25), um homem de 36 anos foi preso após furtar equipamentos de um navio abandonado e tentar fugir da Polícia Militar Ambiental Marítima com uma lancha em alta velocidade, no Canal do Estuário, próximo ao Porto de Santos.

O criminoso estava com mais dois comparsas, que conseguiram escapar. A corporação informou, por meio de nota, que uma equipe da 5° Companhia de PM Ambiental Marítima patrulhava o local na tarde da última terça-feira (23), quando encontrou uma lancha com dois tripulantes encostada em um navio abandonado e atracado, onde um terceiro suspeito furtava sacos e, com uma corda, ‘descia’ os produtos para a embarcação com os comparsas.

Segundo informações do g1, de acordo com a PM, o patrulhamento aconteceu durante a Operação Escudo, estabelecida no litoral paulista após a morte do policial da Rota Patrick Bastos Reis, em Guarujá, no último dia 27 de julho.

A corporação informou que o navio furtado chama-se ‘Skrakane’, possui bandeira panamenha e chegou ao Porto de Santos em abril de 2021, e a embarcação está em situação de abandono desde então.

Os dois suspeitos que não foram presos – o homem que estava no navio furtando as cargas e o passageiro da lancha – escaparam após pularem na água enquanto os agentes se aproximavam para a abordagem. A dupla nadou até o píer e seguiu pela terra, segundo a PM.

Já o condutor da lancha, fugiu com a embarcação em alta velocidade, mas rapidamente foi alcançado pela ‘lancha-patrulha’ da PM Ambiental. O suspeito também pulou na água, na tentativa de despistar os agentes, mas acabou detido, sendo conduzido à Delegacia de Polícia de Guarujá (SP).

Em nota, a PM complementa que uma segunda equipe da unidade especializada em policiamento náutico foi a responsável por alcançar a lancha dos bandidos, que seguiu desgovernada e sem tripulantes pelo mar.

Por fim, a corporação informou que na lancha foram apreendidos recortes de tubulação, fios de cobra, um respirador com máscara de cilindro de ar comprimido, um sistema de respiração com ‘full face’, três roupas de borracha para mergulho, duas bombas de porão e três emendas industriais.