Cultura

Neymar volta a incluir o Santos no centro do futebol mundial

Os números impressionam: foram 136 gols e seis títulos com a camisa santista

- Imagem: Karina Faleiros/ Reprodução

Reinaldo Polito Publicado em 03/02/2025, às 09h48

O mundo inteiro está falando de Neymar, e, consequentemente, do time que voltará a defender, o Santos Futebol Clube. Ao comentar sobre o time santista, a imprensa precisa contextualizar a informação e relembrar aquele que foi o maior jogador de todos os tempos – Pelé! Ou seja, a equipe santista volta ao lugar que sempre mereceu.

Tive o privilégio de ver Pelé em campo – muitas vezes. Primeiro, em Araraquara, nos jogos contra a Ferroviária. Talvez não tenha perdido nenhum. Se fizermos uma retrospectiva, o saldo da Ferrinha é negativo, bem negativo: o Peixe faturou 13, a AFE venceu 7 e houve 4 empates. O time do Rei marcou 59 gols, contra 34 do escrete grená.

Pelé marcou em quase todos os jogos

Das 24 partidas entre os dois times, Pelé jogou todas e marcou 23 gols. Só para dar ideia, um dos melhores jogadores da história da Locomotiva foi Bazani, ele marcou nesses encontros 6 gols.

Quando o jogo era na Vila Belmiro, eu não tinha como viajar até lá. Por isso, me isolava num canto silencioso da casa para ouvir a narração de Fiori Gigliotti. Suas frases eram um deleite: “Balão subindo, balão descendo, mata no peito Bazani, o mooooço de Araraquara”.

Um chapéu no Rei

Um feito ocorrido por acaso marcou a história desses jogos. Em 1968, Maritaca, ídolo da torcida afeana, teve uma bola batida em seu peito quando o Rei partia para a disputa. O balão subiu, encobriu Pelé e estava concretizado um chapéu, que levou os torcedores à loucura. Pois é, até sem querer também vale.

Se pensarmos, todavia, que o Santos tinha uma equipe quase imbatível, com o melhor ataque já visto no futebol, esses números poderão até ser motivo de comemoração para os araraquarenses. Quem não se lembra, anote aí: Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. Em 1959, por exemplo, Palmeiras foi o supercampeão paulista, Santos foi o vice e a ferroviária conquistou a terceira colocação. Saímos às ruas comemorando como se fosse um título!

Depois que me mudei para a capital, tive a sorte de fazer faculdade com amigos igualmente apaixonados por futebol. Foram muitas as quartas-feiras à noite em que matávamos aula para ver Pelé jogar no Pacaembu, especialmente contra times cariocas — nesses casos, a festa era ainda maior. Pensando bem, as aulas não fizeram tanta falta, mas perder aqueles jogos, ah, isso sim teria sido um grande desperdício.

Apareceu Neymar para encher os olhos dos torcedores

Passados alguns anos, eis que surge no Santos outro craque de encher os olhos: Neymar. Agora, acompanhava sempre pela televisão e não perdia os jogos do Peixe. Queria ver o menino da Vila em ação. Com seus dribles estonteantes e gols excepcionais, ele transformava cada jogo em um espetáculo para quem ama futebol.

Os números impressionam: foram 136 gols e seis títulos com a camisa santista. Quem não se lembra do gol que lhe deu o prêmio Puskas? Foi um golaço contra o Flamengo. Driblou todos os jogadores que ousaram roubar a bola dos seus pés e tirou o goleiro Felipe do lance. Já vi essa jogada dezenas de vezes.

Vai vestir a camisa do Rei

Infelizmente, ao contrário do que aconteceu com Pelé, Neymar foi comprado pelo Barcelona e passou a encantar os europeus. Compôs com Messi e Suárez o trio MSN, um dos mais poderosos da história mundial. Por questões financeiras, foi jogar no PSG e depois no Hal-Hilal. Agora, o bom filho a casa torna. Neymar volta a vestir a camisa santista. E não é qualquer camisa, será a icônica 10 do Rei.

Tudo indica que será por pouco tempo, mas teremos a alegria de vê-lo em ação novamente pelos gramados brasileiros. Vou assistir a todos os jogos que puder. Tenho certeza de que terei muitas histórias para contar. Vou dar uma informação com um galho de arruda atrás da orelha e uma pitada de sal grosso: muita gente tem uma camisa do Santos autografada por Pelé e Neymar, mas a minha é especial — traz as assinaturas desses dois monstros.

Fica em lugar bem protegido para ser preservada. Eu que já contava vantagem com ela, agora com o retorno de Neymar ninguém vai me aguentar. Ah, não sou santista, mas sou amante do futebol. Ver um jogador com as raras qualidades de Neymar é um prazer inenarrável para quem sempre acompanhou esse esporte. Vou torcer para que ele se saia bem, encante as torcidas e brilhe, como sempre brilhou na seleção, da qual é o maior artilheiro de todos os tempos. Só.

Neymar Santos Futebol Clube retorno de Neymar

Leia também