Cultura

Os tempos atuais exigem cada vez mais objetividade

Tenha a preocupação de conseguir tudo o que deseja no menor tempo possível

Ao saber qual o tema que será exposto, o público acompanhará com mais facilidade o seu raciocínio - Imagem: Freepik

Reinaldo Polito Publicado em 23/09/2024, às 13h23

O mundo não tem espaço para gente prolixa. As pessoas andam cada vez mais atarefadas e, por isso mesmo, exigindo objetividade nas conversas e discursos. Se você anda esticando demais suas histórias, é hora de aprender a ser mais conciso.

Aqui estão algumas dicas práticas para desenvolver uma comunicação mais enxuta.

1 – Selecione o assunto. De maneira geral, os assuntos são amplos e compostos de inúmeros aspectos. Para falar com objetividade, é essencial que você determine o aspecto mais importante para a apresentação que pretende fazer. Por exemplo, se tivesse de falar sobre mercado financeiro, poderia eleger um ponto desse tema para a sua exposição, como: mercado de ações, de renda fixa, de fundos etc.

2 – Relacione os argumentos relevantes. Alguns argumentos podem ser considerados frágeis, outros razoáveis e outros muito bons. Separe os mais importantes para a sua mensagem, deixando de lado aqueles que não sejam tão fundamentais. Esse critério o ajudará a ser mais objetivo.

3 – Use o argumento só uma vez. Às vezes nos “apaixonamos” por um argumento devido à sua relevância, e caímos na armadilha de repeti-lo muitas vezes. Essa atitude poderá enfraquecer o poder da argumentação e torná-lo prolixo. É importante refrear esse ímpeto de repeti-lo muitas vezes.

4 – Revele qual é o assunto. Logo no início da sua apresentação, conte qual o assunto que irá desenvolver e os objetivos que pretende atingir. Para mostrar objetividade, você não pode ficar com segredinhos para os ouvintes. Ao saber qual o tema que será exposto, o público acompanhará com mais facilidade o seu raciocínio.

5 – Deixe claro qual o problema que pretende solucionar. Em poucas palavras, de preferência em uma ou duas frases, informe de maneira clara que problema deseja resolver. Há situações em que o assunto é inédito para parte do público, nesse caso, para ajudá-los a compreender melhor, seria interessante fazer também um rápido histórico.

6 – Dê a solução. Vá direto ao ponto e, sem divagações ou repetições, mostre a solução. Use um ou dois argumentos bem consistentes para reforçar sua tese. Evite a tendência da maioria de repetir o problema que já foi esclarecido.

7 – Use ilustração. Depois de apresentar a solução, se for preciso, para ajudar a esclarecer, use uma ilustração. Especialmente nas apresentações corporativas, evite as fábulas e parábolas. Nessas situações dê preferência aos exemplos, pois por serem histórias concretas, nascidas do próprio tema, reforçam a linha de argumentação e passam a ideia de objetividade.

8 – Faça uma introdução breve. A introdução deve ser rápida. Em poucos segundos você poderá agradecer a presença das pessoas ou ao convite que recebeu para falar. Poderá reforçar a ideia de que não consumirá muito tempo, prometendo brevidade.

9 – Faça uma conclusão bem concisa. Lembre-se de que a sua intenção é a de ser objetivo, por isso não volte a discutir os pontos já mencionados, parta direto para o final. Uma boa forma de iniciar a conclusão é dizer: “eu espero que...”. A partir daí você poderá pedir a reflexão ou ação dos ouvintes.

10 – Mostre ser objetivo. É importante ser objetivo, mas tão importante quanto ser é dar a impressão de que está mesmo falando com objetividade. Por isso, não se preocupe só em falar pouco, tenha a preocupação de conseguir tudo o que deseja no menor tempo possível. Mesmo que para isso precise falar um pouco mais.

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