A gestão da Neic Tigrinhos será feita pela O.S Comando, segundo o vereador Mauro Lúcio, em entrevista exclusiva à CBN Santos
Mateus Omena Publicado em 22/06/2023, às 10h51
A Prefeitura do Guarujá anunciou, na última terça-feira (20), o lançamento do Núcleo de Educação Infantil Conveniado (Neic) Tigrinhos.
Localizada na Avenida Santos Dumont, 2.865, no Jardim Boa Esperança, a nova creche gratuita foi criada para atender as demandas educacionais e culturais de cerca de 100 crianças da região. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc).
As atividades do Neic Tigrinhos iniciaram nesta semana e são focadas em crianças de 1 ano a 3 anos e 11 meses. A gestão do Núcleo ficará a cargo da Organização Social Comando.
Em entrevista à CBN Santos, o vereador Mauro Lúcio (PSB), que faz parte da Comando, explica os potenciais e diferenciais da Neic Tigrinhos, em comparação com outras escolas criadas em gestões anteriores.
“O objetivo é trazer para a comunidade local um complexo educacional, esportivo e cultural que vai muito além de uma creche. Por isso, a Neic vai ser administrada pela O.S Comando, que tem expertise em diferentes projetos de desenvolvimento dos alunos”, explicou.
O total de crianças beneficiadas integra o pacote das 956 vagas em creche conveniadas na rede municipal, que foram anunciadas pela Prefeitura de Guarujá no final do ano passado.
O espaço conta com quatro salas de aula, cozinha, sala de professores, banheiros, sala de direção e coordenação, refeitório, parque, entre outros ambientes. Cada área da escola conta com acessibilidade, infraestrutura segura para crianças pequenas e ventilação adequada.
O político detalhou também como a O.S Comando coloca em prática suas atividades: “Para estimular o aprendizado e a autonomia, os esforços consistem na promoção de educação integrada, com futebol, ballet, capoeira, jiu jitsu, danças folclóricas e de ritmo, e muito mais”.
Um importante diferencial da Neic Tigrinhos, como foi apontado por Mauro Lúcio, é a abertura para crianças com deficiência, especialmente aquelas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), para que todas tenham acesso ao ensino regular.
Contudo, o vereador reforçou que atender crianças com deficiência, embora seja um dever, também exige muitos cuidados e preparações, para que os serviços sejam efetivos.
“Estamos focando naquilo que podemos fazer no momento, para se atingir a excelência com esse público. Mas, no geral, é um serviço personalizado que deve ser oferecido à população, de forma digna e com qualidade”.
Ele também explicou com a O.S Comando está envolvida no trabalho com crianças autistas:
“O Guarujá tem cerca de 350 mil habitantes. E a única entidade voltada para pessoas com autismo é a OS Comandos. É um trabalho difícil, mas contamos com profissionais dedicados, além de diversas estruturas em unidades de saúde e educação”, detalhou.
“Temos terapia ocupacional e neuropediátrica, hidroterapia, fonoaudiologia e fisioterapia. Assim como psicólogo não apenas para as crianças e adolescentes, como também para os pais, que necessitam de um suporte especial para que possam lidar com suas dificuldades”.
De acordo com Mauro Lúcio, a iniciativa visa atender a elevada demanda por creches e escolas de ensino fundamental na região. Grande parte do público-alvo para esse serviço é composto por famílias de baixa renda, em situação de vulnerabilidade.
Dessa forma, o vereador acredita que os esforços em educação e cultura podem estimular o desenvolvimento social, diante do crescimento econômico do Guarujá e dos municípios vizinhos.
Por outro lado, a Prefeitura do Guarujá, está avançando na entrega de creches com o apoio de organizações sociais, como a O.S Comando, para dinamizar a gestão e o suporte aos alunos.
“A demanda educacional vai ser atendida com a O.S Comando, com o propósito de reduzir a falta de creches públicas, pensando justamente nas famílias de baixa renda que têm dificuldades na criação de seus filhos”, explicou.
E completou: “Para facilitar, tanto a entrega, quanto a gestão das escolas, a Prefeitura firmou um convênio com a O.S Comando para as atividades na Neic Tigrinhos. O município entra com investimentos em dinheiro público para viabilizar essas unidades, tanto que são destinados cerca R$ 615 por aluno, mensalmente, para que nada falte aos estudantes”.
Mesmo assim, o vereador reforça que ainda há um longo trabalho para ser feito para erradicar a falta de creches aos moradores. Tanto que ele ressalta os desafios econômicos locais.
“Temos 70 favelas e a maioria da população depende do SUS. Não temos grandes empresas que ajudam a empregar a mão de obra local e contribuir para um crescimento econômico acelerado. Então, dependemos muito da Prefeitura do Guarujá. Há a expectativa de que o aeroporto da região estimule a geração de emprego e renda. Além da chegada de mais apartamentos populares. Mesmo com as dificuldades, existem esforços para que os projetos de assistência social saiam do papel”.
No Diário Oficial do município, a Prefeitura do Guarujá anunciou recentemente que pretende entregar na próxima semana mais duas novas creches para o atendimento de 215 crianças.
No Perequê, o Neic Professora Beatriz Mero, que será inaugurado na terça-feira (27), na Rua Madeira. Além da Neic Unikids Ilumina II, que funcionará na Rua Guilherme Guinle, 80, a partir de quinta-feira (29).