Esse mercado está restrito a alguns poucos privilegiados
Reinaldo Polito Publicado em 15/03/2024, às 15h44
O preço das palestras voltou a crescer. Há palestrantes cobrando entre 50 a 90 mil por apresentações de uma hora e meia. A maioria, porém, se contenta com valores que giram entre 20 e 30 mil. Se conseguirem quatro palestras por mês, terão faturamento por volta de 100 mil. É uma bela grana. Por isso, tantas pessoas se aventuram a abraçar esse segmento.
Só que esse mercado está restrito a alguns poucos privilegiados. Para ser um palestrante requisitado e muito bem pago, não adianta apenas ter conhecimento, experiência e excelente capacidade de comunicação. Embora esses requisitos sejam importantes, não são tudo.
Faz palestra porque é famoso
Para ser contratado o palestrante precisa gozar de prestígio excepcional. A regra nesse mercado é que quase ninguém fica famoso fazendo palestra, mas, sim, faz palestra porque já é famoso. Atletas medalhistas em competições internacionais, comentaristas de programas de televisão de grande audiência, autores de best-sellers, executivos de multinacionais bem-sucedidos, são os preferidos.
Por outro lado, todos aqueles que possuem experiência, conhecimento e passado de boas realizações podem se candidatar a ministrar palestras, mas terão de enfrentar desafios que chegam a ser desestimulantes. Se insistirem e não desanimarem diante das primeiras dificuldades, poderão atingir o sucesso que desejam. Há oportunidade para todos.
O que esses comunicadores bem-sucedidos possuem de excepcional? Por que conseguem ser disputados pelas corporações? Quais os recursos que utilizam para encantar as plateias? Fiz um estudo das principais características de cada um deles. De maneira resumida aqui estão algumas qualidades que os tornam vencedores.
1 – Consideram os ouvintes. Todos, sem exceção, levam em consideração as características, as necessidades e as aspirações dos ouvintes. Sempre procuram saber da maneira mais detalhada possível quem vai compor a plateia e o que essas pessoas esperam da sua apresentação.
2 – Conquistam logo no início. Eles se esforçam para conquistar os ouvintes logo no começo da palestra. Preparam o início que julgam apropriado para a circunstância, mas ficam atentos para descobrir se alguma informação do próprio ambiente poderia ser usada para substituir o que haviam preparado.
3 – Usam humor. Alguns de forma mais espalhafatosa, outros de maneira mais comedida, fazem do humor um recurso sempre presente para tornar a mensagem mais interessante e atraente.
4 – Contam histórias. Parece uma espécie de marca comum entre os bons palestrantes – todos sabem e gostam de contar histórias. Alguns deles até disseram que, se não conhecem uma boa história verdadeira, inventam uma que ilustre seus conceitos e ajude os ouvintes a se lembrarem da mensagem.
5 – Analisam a reação da plateia. Por mais criteriosa que tenha sido a preparação, não hesitam em abandonar o que haviam planejado para ir ao encontro da nova realidade mostrada pelos ouvintes.
6 – Capricham nos recursos visuais. Usam, mas não abusam dos recursos visuais. Lançam mão das projeções desde que destaquem as informações relevantes, facilitem o acompanhamento do raciocínio e possibilitem a lembrança do assunto por tempo mais prolongado. Se esses objetivos não forem atingidos, preferem não contar com esse tipo de apoio.
7 – Mudam. Pesquisam o que dá certo e afastam o que não estiver funcionando. Parece tão simples e óbvio, mas quantos oradores continuam insistindo nos mesmos erros por falta de iniciativa para promover mudanças.
8 – Mantêm o foco. Depois que chega a fama, aparecem convites para falar sobre uma infinidade de temas. É difícil resistir à tentação. Ainda que seja para ganhar muito, preferem não sair do seu campo de atuação.
9 – Atentam para a atualidade. Embora a maioria trate quase sempre do mesmo tema, e em certas ocasiões até com as mesmas palavras, são estudiosos e eternos aprendizes.
10 – Organizam a sequência. Estruturam o raciocínio com rigor quase matemático. Sabem passo a passo todas as etapas que deverão cumprir, desde o início até a última frase. Assim podem cumprir os horários que lhes são determinados e contribuem para o sucesso e a organização dos eventos de que participam.
11 – Dão espetáculo. O conteúdo é fundamental. É o que existe de mais importante em uma apresentação. Se o palestrante, todavia, se preocupar apenas com o conteúdo correrá grande risco de fracassar. Por isso, regam as informações com boa quantidade de espetáculo, de tal forma que se torne atraente e interessante.
12 – Gostam do que fazem. Todos gostam do que fazem e se emocionam diante do público, mesmo que tenham de repetir a mesma apresentação centenas de vezes durante o ano. Falam com o mesmo entusiasmo, independentemente do local onde tenham de se apresentar.
Reinaldo Polito é Mestre em Ciências da Comunicação e professor de Oratória nos cursos de pós-graduação em Marketing Político, Gestão de Marketing e Comunicação, Gestão Corporativa e MBA em Gestão de Marketing e Comunicação na ECA-USP. Escreveu 35 livros, com mais de 1,5 milhão de exemplares vendidos em 39 países. Siga no Instagram: @polito pelo facebook.com/reinaldopolito pergunte no https://reinaldopolito.com.br/home/
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