Difícil, mas não impossível

A vida pode estar difícil hoje, mas no passado deve ter sido muito pior

Para quem desiste sem tentar, a vida será implacável

Quanto maior for a dúvida e a incerteza, mais rapidamente precisaremos dar o primeiro passo - Imagem: Freepik
Quanto maior for a dúvida e a incerteza, mais rapidamente precisaremos dar o primeiro passo - Imagem: Freepik
Reinaldo Polito

por Reinaldo Polito

Publicado em 07/06/2024, às 15h59


A vida pode estar complicada nos dias atuais, mas em tempos idos talvez não tenha sido mais amena. Por mais insólitas que sejam as circunstâncias, devemos ter em mente que as gerações que nos antecederam também tiveram de superar instantes invulgares, e conseguiram atravessar as barreiras. Não desistiram.

Para quem desiste sem tentar, a vida será implacável. Deixa o reticente sem crença e sem fé em dias melhores.

Nuvens espessas

Quando estamos no olho do furacão, tendemos apenas a ver as nuvens espessas que nos impedem de enxergar a luz. Afinal, enfrentamos uma pandemia sem precedentes na nossa história. Empresas quebraram. Pessoas perderam o emprego. O mundo virou de cabeça para baixo.

E como se todos esses dissabores não bastassem, outras tragédias, como as enchentes no Rio Grande do Sul, chegaram para testar ainda mais a capacidade de resistência da população. Realmente, viver é perigoso, como nos diz Guimarães Rosa. Não sabemos que surpresas nos esperam amanhã.

Mudanças

Diante de tantas incertezas, as pessoas se sentem fragilizadas, impotentes e sem reação. Por isso, reclamam. É compreensível que se comportem assim. Por outro lado, quantos indivíduos, obrigados a enfrentar as mesmas adversidades, conseguiram descobrir forças para superar esses obstáculos e encontrar saídas?

Em vez de sucumbirem pelo desânimo e falta de perspectivas, pegaram a vida com as próprias mãos e foram à luta. Desapegaram-se dos velhos e enraizados hábitos, mudaram de profissão, abriram negócios, desenvolveram novas competências, persistiram. Puseram o passado de quarentena e se dispuseram a olhar o mundo por prismas distintos, até então inimaginados.

Canalizar energia

Estão certos aqueles que acreditam ser mais vantajoso empregar o tempo em projetos na busca de soluções que desperdiçá-lo com reclamações. A inércia, a inação, a procrastinação jamais indicarão rumos a serem seguidos para superar crises, sejam elas de que natureza forem.

Especialmente nesses momentos delicados, complexos, repletos de interrogações, é preciso contar com a capacidade de resiliência e de adaptação. Jamais será simples e tranquilo. Cada etapa vencida constitui uma pequena base de apoio para a sequência da jornada.

O primeiro passo

A vida não é generosa com pessoas medrosas, resignadas e covardes. Quanto maior for a dúvida e a incerteza, mais rapidamente precisaremos dar o primeiro passo. Como disse Miguel de Cervantes, “Nas coisas grandes e duvidosas, a dificuldade está no princípio.” Sabendo que dar início à caminhada é sempre o instante mais perturbador, não há outra saída senão a de começar.

Em uma das palestras proferidas na nossa escola, Valdir Troncoso Peres, conhecido como "O Príncipe dos Advogados" e considerado o melhor orador da história do Direito no Brasil, relembrou uma conversa com um ex-colega de faculdade:

“Certo dia, conversei com Ubirajara, um amigo dos tempos de faculdade. Ele queria saber notícias dos contemporâneos. Comentei sobre aqueles que tiveram maior ou menor sucesso. E ele me perguntou: mas como pôde acontecer isso? Por que não vingou, não prosperou, não fecundou na vida, um moço tão brilhante, tão estudioso, tão sério, tão limpo, tão bom? E eu, sem nenhum temor de errar, disse ao Ubirajara: Ele foi tragado pela vida por uma razão, porque ele foi um medroso, ele foi um covarde.”

Esse relato ilustra que o estudo, o preparo intelectual e o conhecimento só terão valor se forem acompanhados de coragem, luta e determinação. A proposta não é a de viver em um mundo de faz de conta, como se nada sério estivesse à nossa volta.

Difícil, mas não impossível

Não, ninguém pode negar que os problemas existem e que as soluções são complexas. Estudar exige sacrifícios; conseguir uma boa colocação profissional requer persistência e um pouco de sorte; encontrar a carreira mais adequada é cada vez mais desafiador. No entanto, apenas aqueles dispostos a encarar esses obstáculos como parte de um trajeto a ser percorrido e vencido terão sucesso.