Cultura

Centro Histórico de Santos se transformará na capital do café nas próximas semanas; saiba datas

Esse é um dos eventos mais importantes no calendário turístico do município

Centro Histórico de Santos se transformará na capital do café nas próximas semanas; saiba datas - Imagem: reprodução Prefeitura de Santos
Centro Histórico de Santos se transformará na capital do café nas próximas semanas; saiba datas - Imagem: reprodução Prefeitura de Santos

Manoela Cardozo Publicado em 27/06/2023, às 10h20 - Atualizado às 11h09


O Centro Histórico de Santos se converterá mais uma vez na capital de uma das bebidas mais queridas pelos brasileiros.

Conforme divulgação da Prefeitura de Santos, entre os dias 07 e 09 de julho, ocorrerá a 8ª edição do Festival Santos Café, que animará a região com mais de 80 atividades para todos os gostos e idades.

Como um dos eventos mais importantes no calendário turístico do município, o festival atrai milhares de pessoas a cada ano à região — no ano passado, foram mais de 50 mil.

Dentre as atrações, haverá degustação de dezenas de marcas da bebida, oficinas gratuitas, visitas e workshops guiados, apresentações musicais, exposições de arte, entretenimento para crianças, adultos e até mesmo animais de estimação, uma feira de economia criativa, cerveja artesanal, passeio de bicicleta, espaços instagramáveis e muito mais.

Segundo Selley Storino, secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, a grande novidade deste ano é o conceito de praças de café, uma homenagem à importância de Santos para a exportação do grão no início do século XX, quando a cidade era considerada um dos principais centros de comércio de café do mundo.

"As praças contarão com 30 expositores oferecendo degustação gratuita, três vezes mais do que no ano passado. Nestes pontos, os visitantes poderão experimentar café trazido por marcas de várias partes do País”, explicou.

Toda a programação será distribuída entre nove pontos diferentes na região central. O Museu do Café, localizado na Rua XV de Novembro, 95, será o palco da cerimônia de abertura, no dia 7, a partir das 19h, com homenagens, exposição e visitas noturnas.

Ainda, nos demais dias, o local sediará oficinas, workshops, atrações infantis e visitas guiadas.