Inscrições Abertas!

Cubatão e Santos recebem cursos gratuitos para jovens artistas

Aulas presenciais de arte começam em novembro; veja mais informações

Aulas são voltadas para maiores de 16 anos - Imagem: Reprodução / Freepik
Aulas são voltadas para maiores de 16 anos - Imagem: Reprodução / Freepik

Sabrina Oliveira Publicado em 26/10/2024, às 09h21


O governo do estado de São Paulo abriu inscrições para dois cursos voltados à área cultural na Baixada Santista, por meio do programa CultSP Pro. São 40 vagas gratuitas, divididas entre as formações em artes urbanas, oferecidas em Cubatão, e arte-território, em Santos. As aulas começam em novembro, com foco em qualificação profissional e desenvolvimento artístico.

Os candidatos devem ter mais de 16 anos e Ensino Fundamental completo. As inscrições podem ser feitas online até o dia 1º de novembro, diretamente no site do programa.

Em Cubatão, o curso de artes urbanas explora técnicas como estêncil, serigrafia e lambe-lambe, capacitando os participantes a desenvolverem projetos autorais que dialoguem com o espaço público. Além do aprendizado técnico, os alunos conhecerão a história da arte urbana e receberão orientações sobre materiais e intervenções criativas em espaços abertos. As aulas serão realizadas na Evora, localizada na Vila Nova, às terças, quartas e sextas, de 6 de novembro a 18 de dezembro.

Já em Santos, o curso de arte-território será voltado para práticas contemporâneas de pesquisa e produção artística. Com duração de 20 horas, o conteúdo é voltado para quem busca compreender como a arte pode dialogar com os espaços urbanos e comunitários. As aulas ocorrerão na Pinacoteca Benedicto Calixto, às quartas e sextas-feiras, entre 27 de novembro e 13 de dezembro.

O programa CultSP Pro, idealizado pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado, visa expandir o acesso à formação cultural e estimular a economia criativa em diversas regiões de São Paulo. A expectativa é que, até o final do ano, mais de 500 atividades formativas e complementares sejam realizadas, beneficiando mais de 10 mil pessoas.