Comunicação

Jennifer Aniston confessa que tem medo de falar em público

Há pouco tempo, Rachel Polito trouxe a notícia em primeira mão para os brasileiros

Jennifer interpreta Rachel Green, na famosa série "Friends" - Imagem: Instagram
Jennifer interpreta Rachel Green, na famosa série "Friends" - Imagem: Instagram

Reinaldo Polito Publicado em 13/10/2023, às 11h27


De vez em quando aparece um famoso revelando seu medo de falar em público. As pessoas se surpreendem. Em primeiro lugar porque não imaginam que alguém tão conhecido no cinema e na televisão possa sentir algum tipo de desconforto para se expressar diante da plateia. Depois, pelo fato de supor que só ele e outros poucos não privilegiados pela natureza sofrem essa dificuldade.

Faustão e Gabriel O Pensador

Eu me lembro do dia em que Faustão entrevistava Gabriel O Pensador. O assunto surgiu porque o entrevistador estava apresentando a minha participação no programa Fantástico, que abordaria o tema “O medo de falar em público”. Nesse momento, ele disse que o assunto tinha muita relevância, pois também era inibido. Grande surpresa! Quem poderia imaginar que um comunicador tão experiente pudesse ficar acanhado para falar?!

Em seguida, outra pérola, agora do entrevistado. Gabriel O Pensador também comentou que não se sentia à vontade diante do público. Esse relato foi importante porque quem estava assistindo, e pensava que as grandes estrelas tivessem superado essa insegurança há muito tempo, deve ter refletido: se eles ainda ficam nervosos nessas situações, por que não eu?

Outra figura importante do mundo artístico/jornalístico, Ana Paula Padrão, competente apresentadora da televisão brasileira, deu diversos depoimentos para falar sobre o medo que sentia ao se apresentar em público.

Jennifer Aniston

Há pouco tempo, Rachel Polito (@rachelpolito) trouxe a notícia em primeira mão para os brasileiros, uma entrevista que surpreendeu o mundo. No programa da atriz Drew Barrymore, Jennifer Aniston, uma das mais famosas e bonitas atrizes do cinema, e o conhecido ator Adam Sandler, para espanto da entrevistadora, disseram que ficavam desconfortáveis para se apresentar diante das plateias.

Pela fama, competência artística e importância de ambos, esse pronunciamento foi avassalador. Quase todos que assistiram, comentaram: “não, não é possível que esses dois, que vivem nas telas do cinema e da televisão, interpretando as mais diferentes personagens, e que, aparentemente, são tão tranquilos e seguros possam dizer que passam por esse tipo de problema”.

Lady Di

Outra personalidade que precisou fazer um curso de oratória para se sentir mais confiante diante do público foi Lady Diane. Ainda que se apresentasse com frequência em todos os cantos do mundo, dizia não ficar tranquila para falar diante de grupos de pessoas.

Certa vez, fui entrevistado pelo programa Jornal Hoje, da TV Globo. O objetivo da matéria era analisar os motivos do medo de falar em público e mostrar como essa fobia poderia ser combatida. Eu havia acabado de lançar nova edição do livro “Vença o medo de falar em público”. Respondi a todas às perguntas que me foram formuladas,

explicando o mecanismo do medo, as causas do seu aparecimento e como as pessoas deveriam agir para combatê-lo.

Professor de oratória também tem medo de falar

Em determinado momento, eu disse que também não estava imune a esse nervosismo, pois todas as vezes em que tinha de fazer palestra sentia um frio na espinha por causa da descarga de adrenalina. Ainda bem. Depois de tantas décadas ministrando aulas, falando praticamente nos três períodos do dia, eu não tive e não tenho nenhum constrangimento em fazer essa revelação.

Quem assistiu, deve ter pensado que, se alguém que tem a arte de falar em público como atividade profissional há tanto tempo se sente assim, não haveria muito problema para ele também passar por isso.

Tanto assim que durante todo o tempo em que fizeram a chamada do programa, o apelo foi este: professor de oratória diz que também tem medo de falar em público. Foi uma boa promoção para o nosso curso, pois as pessoas passaram a nos procurar para saber como poderiam também se sentir mais seguras em suas apresentações.

Um pouco de medo ajuda

Na verdade, prefiro as pessoas que dizem ter um pouco de nervosismo para falar em público àquelas que se dizem confiantes demais. As primeiras se preparam com mais critério e cuidado. Respeitam os ouvintes e elaboram seus discursos de forma zelosa.

Ao contrário, quem é seguro demais, geralmente corre o risco de não planejar suas exposições de maneira disciplinada e não leva muito em conta as características e aspirações do público. Fala o que vem à cabeça e acaba por dizer o que não poderia ser dito.

Portanto, se você também sente medo de falar em público, não se preocupe além do necessário. Não queira eliminá-lo de forma definitiva, apenas procure deixá-lo sob controle. Tenha em conta que muita gente que goza da sua admiração enfrenta o mesmo problema. Por isso, seja bem-vindo ao clube!

Reinaldo Polito é Mestre em Ciências da Comunicação e professor de Oratória nos cursos de pós-graduação em Marketing Político, Gestão de Marketing e Comunicação, Gestão Corporativa e MBA em Gestão de Marketing e Comunicação na ECA-USP. Escreveu 34 livros, com mais 1,5 milhão de exemplares vendidos em 39 países. Siga no Instagram: @polito pelo facebook.com/reinaldopolito pergunte no https://reinaldopolito.com.br/home/